25 dezembro 2009

Review do ano de 2009 (Parte 2)

No mês de Janeiro de 2009 as bolsas iniciaram com a complicada missão de recuperar as perdas do ano de 2008, quando a BOVESPA fechou o ano com uma queda de mais de 40% e a Dow Jones com uma queda de aproximadamente 33,8%. Logo no primeiro pregão de 2009 as ações da Petrobrás fecharam com uma alta de 7,44% impulsionadas por problemas na Faixa de Gaza.

Problemas entre a Rússia e a Ucrânia passam por altos e baixos e nesse período a Rússia cancela o fornecimento de gás para pais Europeu. Somente alguns dias depois chegam a um acordo e o fornecimento é restabelecido.

Barak Obama toma posse da Presidência dos Estados Unidos no dia 20 de Janeiro, causando uma queda geral nas bolsas pelo mundo, Ibovespa cai em mais de 4% assim como a Dow Jones.

Em Fevereiro, devido a crise mundial, a Balança Comercial do Brasil registrou o primeiro déficit em quase 8 anos. Luiz Inácio Lula da Silva admite após os dados da pesquisa industrial de Dezembro de 2008, que o pais poderia sofrer uma retração no ano de 2009.

Surge boato da compra da Positivo pela Lenovo, impulsionando as ações da empresa a mais de 78%, mesmo com negação por parte da Positivo. No Brasil era comemorado o carnaval e nos EUA a Dow Jones estava complicada com uma queda de 3,41%.

Nenhum comentário:

Postar um comentário